Redução do Uso de Água

O Balanço Hídrico das unidades da Citrosuco, suportou a criação do Plano Diretor de Recursos Hídricos (PDRH) com ações previstas para redução, reuso e reciclagem de água. O objetivo é diminuir as demandas de captação e de lançamento de efluentes tratados, em condição de viabilidade econômica, social e ambiental.

Em Matão (SP), parte da água da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), depois de devidamente tratada, é reutilizada na lavagem de pisos e na irrigação dos jardins. No terminal marítimo de Santos (SP), o efluente tratado é aplicado nas torres de resfriamento, contribuindo para reduzir novas captações. Além dessas ações, a natureza do negócio permite o reaproveitamento da água extraída da fruta durante o processo de concentração do suco. Chamada de “condensado vegetal”, esta água é usada na geração de vapor, na lavagem das frutas e na limpeza dos equipamentos e instalações nas fábricas.

Na atividade agrícola, a maior parcela da área produtiva não é irrigada. Nos pomares irrigados, é utilizada a irrigação por gotejamento. Considerada uma das mais eficientes na atualidade, proporciona economia de água e fertilizantes ao conduzí-los de forma lenta e diretamente ao sistema radicular das laranjeiras.