Atualização do CORONAVIRUS: Uma nova pesquisa mostra que a hesperidina – um composto encontrado nas laranjas – pode evitar a infecção por coronavírus. As últimas descobertas sugerem que beber um copo de suco de laranja pode ajudar a afastar a ameaça?
Uma nova pesquisa identificou um novo tratamento e medida preventiva contra COVID-19 – a doença viral causada pelo SARS-CoV-2. De acordo com a pesquisa , publicada na revista Medical Hypotheses, a hesperidina – um composto da casca de laranja – pode bloquear a entrada do coronavírus nas células hospedeiras através dos receptores ACE2, que podem prevenir a infecção. “A atividade antiviral da hesperidina pode constituir uma opção de tratamento para COVID-19, melhorando a imunidade celular do hospedeiro contra a infecção e sua boa atividade anti-inflamatória pode ajudar no controle da tempestade de citocinas”, escrevem os pesquisadores.
Uma tempestade de citocinas é uma reação exagerada do sistema imunológico do corpo.
“Em algumas pessoas com COVID-19, o sistema imunológico libera mensageiros imunológicos, chamados de citocinas, na corrente sanguínea desproporcionalmente à ameaça ou muito depois que o vírus não é mais uma ameaça”, explica Harvard Health.
Quando isso acontece, o sistema imunológico ataca os próprios tecidos do corpo, podendo causar danos significativos.
“Uma tempestade de citocinas desencadeia uma resposta inflamatória exagerada que pode danificar o fígado, vasos sanguíneos, rins e pulmões, e aumentar a formação de coágulos sanguíneos por todo o corpo”, continua o site da universidade.