PT
|
EN
|
CN

3 Fatos sobre suco de laranja industrializado

As laranjas são uma importante fonte de nutrientes e compostos vegetais em uma dieta, independentemente se são consumidas in natura ou bebidas como suco.

Muitas pessoas têm ideias erradas sobre o valor nutricional dos sucos de frutas e o impacto do processamento no teor de seus nutrientes. Hoje veremos três fatos sobre o suco de laranja industrializado e a nutrição que ele é capaz de fornecer.

Fato 1: O suco de laranja é puro

É legalmente proibido adicionar qualquer tipo de açúcar ou aditivos ao produto, por essa razão que o suco de laranja integral não contém conservantes, corantes, aromatizantes, adoçantes ou outros compostos que não estejam naturalmente presentes nas laranjas.

Fato 2: Contém nutrientes essenciais

Em média, um copo de 150 ml de suco de laranja industrializado fornece 68 mg de vitamina C. Isso é mais de 80% da necessidade diária de uma pessoa normal.

A vitamina C é necessária para o devido funcionamento do nosso sistema imunológico, além de contribuir para a proteção das nossas células contra o estresse oxidativo (as substâncias que desempenham essa função são conhecidas como antioxidantes). A vitamina C também ajuda na redução do cansaço e da fadiga. Essa mesma dose de suco fornece 16% da ingestão recomendada de folato, um nutriente que contribui para a funcionalidade imuno e psicológica, além de 13% da ingestão recomendada de potássio, um mineral que ajuda a manter o funcionamento muscular e o nível da pressão arterial.

Assim como muitas outras frutas, as laranjas também contêm compostos vegetais, chamados de polifenóis, e os tipos específicos encontrados nelas e em seu suco são a hesperidina, naringina e narirutina.

Fato 3: O suco industrializado preserva os nutrientes da laranja

Quer você beba suco de laranja espremido em casa ou comprado no mercado, saiba que eles contêm quantidades semelhantes de vitaminas, minerais e compostos vegetais. Mesmo o suco de laranja pasteurizado ainda conta como um alimento minimamente processado, tendo em vista que ele somente é submetido a uma breve pasteurização ou a um processo de alta pressão para remover microorganismos que possam estragar o produto.

Muitas pessoas acreditam erroneamente que as vitaminas dos sucos de frutas são destruídas pela pasteurização ou pelo armazenamento, mas isso não é verdade. O maior problema para a vitamina C é o oxigênio, por isso os produtores utilizam medidas cuidadosas para limitar a exposição ao oxigênio enquanto a fruta está sendo espremida, pois isso minimiza a perda de vitamina C antes mesmo do suco ser engarrafado.

Saiba mais aqui https://aijn.eu/en/publications/key-eu-legislation/the-eu-fruit-juice-directive