Conscientes de que a sustentabilidade é uma jornada, demos mais um passo para construir uma empresa com cada vez mais impacto positivo, criando valor de longo prazo para todos e todas.
Nossos Compromissos ESG direcionam os temas materiais para a companhia e os stakeholders, mobilizando projetos conectados ao nosso propósito de ‘Nutrir a Vida, Vivendo Legados’.
A evolução dos Compromissos ESG na Citrosuco é auditada externamente e com periodicidade anual pela Bureau Veritas, tendo parecer favorável sobre a robustez dos métodos utilizados e confiabilidade dos números aqui divulgados.
Conheça Nossos Compromissos ESG e acompanhe nossa jornada de evolução!
META 2030
Reduzir em 28% de emissões de CO2 eq¹ nos escopos 1 e 2
* Status 21/22: Pipeline de descarbonização 2030 em aprovação com Diretoria Executiva, tendo energia renovável e insumos de baixo carbono enquanto alavancas centrais.
Em 2021/2022, reduzimos nossas emissões de CO₂ nos escopos 1 e 2 em 4,6% em relação ao baseline, tendo explicação na menor movimentação de navios para transporte de produtos, diante da flutuação da safra e redução do uso de insumos agrícolas intensivos em carbono.
A emergência climática é um dos grandes desafios do nosso tempo. Reduzir as emissões de gases do efeito estufa é o primeiro passo para contribuirmos com a resiliência climática.
A Citrosuco atua com transparência nesta agenda, publicando inventários de emissões GEE (Gases de Efeito Estufa) acreditados por terceira parte em plataformas como o GHG Protocol, tendo atingido o Selo Prata de performance.
Diante do compromisso de reduzir as emissões em 28% nos escopos 1 e 2 até 2030, aprovamos o nosso pipeline de descarbonização para 2030. Já estamos intensificando o uso de energia renovável além dos 65% atuais e priorizando insumos de baixo carbono no processo produtivo, além de outras práticas.
Com nossos pomares de laranja, contribuímos diretamente para a remoção de carbono da atmosfera, capturando cerca de 300 mil Ton CO₂ por ano, de acordo com a ferramenta GHG Florestas.
Enquanto reflexo de nossa maturidade climática, atingimos a nota A- no CDP (Carbon Disclosure Project) e fomos uma das 40 empresas do Brasil a submeter o compromisso climático no SBTi (Science Based Target Initiative). Priorizamos as metas para os escopos 1 e 2, mas como líderes da cadeia sabemos do nosso papel de estimular a redução de emissões no escopo 3.
META 2030
Projetos estruturados de conservação da biodiversidade para 100% dos hectares destinados à proteção ambiental
Em 2021/2022, expandimos nossa atuação de projetos em hectares de conservação, alcançando 14 das 25 fazendas.
A atuação ativa de fomento em nossas áreas verdes possibilita a coexistência sustentável com nosso sistema de produção agrícola. Gerimos mais de 19,1 mil hectares destinados à conservação da fauna e da flora, distribuídos entre os biomas do Cerrado e da Mata Atlântica.
Em 2022, expandimos nosso projeto CitroApis para 14 fazendas, atuando de maneira integrada entre a produção de mel e pomares de laranja. Além disso, concluímos nosso diagnóstico faunístico e florístico em 25 fazendas, capacitando um olhar aprofundado sobre a biodiversidade já existente em nossas operações.
Desde 2018, atuamos proativamente em projetos de avistamento de animais silvestres e desenvolvimento da cadeia de abelhas, em coexistência em nossos pomares, promovendo um ecossistema mais sustentável. Resguardamos os entornos de nascentes, rios e lagos, que têm o papel fundamental na biodiversidade e nos recursos hídricos.
Para 2030, nos comprometemos a intensificar o desenvolvimento de projetos estruturados para 100% dos hectares destinados à proteção ambiental, fortalecendo nosso impacto positivo.
Aumentar em 20% a eficiência do uso da água na operação industrial (m³/ton).
Racionalizar a captação de água em 100% das bacias hidrográficas críticas, contribuindo para o aumento da disponibilidade hídrica aos stakeholders.
Baseline 2020: Captura outorgada anual de 40 milhões de m³ em 8 fazendas selecionadas de regiões de bacias hidrográficas críticas;
Em 2021/2022, atingimos 1,9m³/ton de uso de recursos hídricos em nossas operações, representando evolução frente ao baseline mediante otimização de processos.
Em 2021/2022, aprovamos o investimento de três mega reservatórios hídricos que viabilizarão a racionalização de volumes de água na próxima safra.
Em 2021/2022, atingimos 1,9m³/ton de uso de recursos hídricos em nossas operações, representando evolução frente ao baseline mediante otimização de processos.
Em 2021/2022, aprovamos o investimento de três mega reservatórios hídricos que viabilizarão a racionalização de volumes de água na próxima safra.
A água é um bem essencial ao nosso planeta, nutrindo a vida. É com a fundamental participação da água que damos vazão ao impacto positivo através do nosso negócio.
Mais de 80% do consumo de água da Citrosuco está concentrado na irrigação de fazendas, em função das condições climáticas nas regiões em que atuamos.
O sistema eficiente de gotejamento leva a água e os nutrientes direto às raízes das plantas. Visando assegurarmos ainda mais racionalidade de recursos neste processo, aprovamos a implementação de quatro mega reservatórios em regiões de criticidade hídrica.
O status de 2021/2022 ainda não reflete o processo de gestão da racionalização nas operações agrícolas, dado que os novos ativos entrarão em funcionamento na próxima safra, viabilizando monitoramento.
Em nossas quatro indústrias localizadas no Brasil e nos Estados Unidos, os investimentos tecnológicos permitem tratamento e reuso da água, fortalecendo a recirculação de mais de 900 mil m³ de recursos hídricos nas últimas safras.
Sendo resultado deste processo de eficiência hídrica, em 2022 já reduzimos de 2,3m3/ton para 1,9m3/ton o uso de água em processos produtivos diretamente ligados ao core business.
Para 2030, vamos garantir ainda mais racionalidade na captação de recursos hídricos nas operações agrícolas, mediante operação de reservatórios e ações de manejo no entorno de bacias hidrográficas.
Em nossas fábricas, vamos incrementar a eficiência do uso da água, mediante monitoramento e tecnologia, assegurando menor consumo de recursos.
META 2030
Redução da maior vulnerabilidade social em 100% dos territórios priorizados onde atuamos (10 territórios)
Baseline (2020): 16 territórios de atuação com +15 projetos com foco na área de Educação, Cidadania e fortalecimento de políticas públicas, totalizando mais de R$ 2 milhões em investimento anual. Estruturalmente começamos a atuar em territórios prioritários
Em 2021/2022, iniciamos a jornada de priorização de territórios para concentração do investimento social privado, e lançamos o Programa Empreende no piloto de Itapetininga-SP, que endereça as principais vulnerabilidades sociais identificadas.
Atuar no desenvolvimento socioeconômico das comunidades onde operamos é parte do nosso legado de impacto positivo. Em 2022, identificamos e priorizamos vulnerabilidades sociais em um piloto na região de Itapetininga-SP, local de uma de nossas maiores fazendas. Este movimento agora está sendo expandido para territórios prioritários.
Em 16 territórios de influência já desenvolvemos uma trajetória com 27 projetos de investimento social, alocando com parceiros mais de R$ 3 milhões por ano para o enfrentamento das vulnerabilidades locais, incluindo: programas educacionais, proteção aos direitos das crianças e adolescentes, saúde pública, entre outros.
Os principais projetos são: PVE - Parceria pela Valorização da Educação; Projeto Pescar - iniciação profissional de jovens; Programa Cidadania – fomento à Educação Política; Apoio à Gestão Pública (AGP) – qualificação de gestão da saúde pública; Programa Empreende – fomento ao dinamismo econômico e geração de renda.
Para 2030, iremos atuar para reduzir a maior vulnerabilidade social identificada em 100% dos territórios priorizados. Desenvolveremos intervenções integradas mediante investimento social e de impacto, em sinergia com políticas públicas, vocações locais e atores do ecossistema de cada território.
META 2030
Assegurar a evolução da carreira profissional das pessoas com deficiência, garantindo aprendizagem e crescimento
Atingir 30% de mulheres e pessoas negras na liderança* até 2030
*Supervisores e acima
Em 2021/2022, atingimos 19% de mulheres e pessoas negras em posições de liderança, representando evolução frente ao baseline
As pessoas dão vida ao nosso propósito.
Visando maior representatividade em nossa liderança, em 2022 atingimos 19,3% de mulheres e negros em cargos de supervisores e acima, em vários times do negócio.
Avançamos muito na inclusão de PCDs e possuímos centenas incluídos em nosso ambiente, sendo que em 2022 cerca de 22% já demonstram evolução na carreira.
Nossa atuação em diversidade remonta a 2015, com a criação do Programa Para Todos, em que trabalhamos temas e ações sobre a importância da Diversidade, Equidade e Inclusão.
Para 2030, nos comprometemos a ampliar oportunidades e acesso aos cargos de liderança, atingindo no mínimo 30% de representatividade.
Esse programa será fomentado pela liderança em campanhas para conscientização e engajamento, adicionados à revisão constante dos processos e práticas.
META 2030
100% do fornecimento de fruta sustentável (fruta própria e terceiros).
Em 2021/2022, atingimos 68% de fornecimento sustentável de frutas, representando evolução frente ao baseline.
A Citrosuco já opera 100% das 25 fazendas próprias certificadas, de acordo com a SAI Platform nível ouro, atuando de acordo com as mais robustas práticas agrícolas internacionais.
Como resultado da cooperação com a cadeia de valor de produtores, em 2022 atingimos 68% de fruta sustentável certificada.
Nossa jornada na cadeia sustentável remonta a 2016, ano em que criamos o Programa Trilhar, que tem por objetivo estreitar o relacionamento com nossos fornecedores de frutas e disseminar as melhores práticas de sustentabilidade
Um passo importante nessa trilha foi o compromisso assumido em 2020, junto ao Sustainable Juice Covenant (SJC), pacto global que visa assegurar 100% da cadeia de valor sustentável até 2030. Em 2022, fomos eleitos para integrar o Comitê Executivo do SJC, atuando com outras companhias globais.
Continuaremos evoluindo frente ao nosso compromisso 2030 mediante fomento, articulação e parcerias para viabilizar certificações de sustentabilidade em produtores parceiros.